Iniciando com SignalR – Agora como membro do ASP.NET

Standard

Contava os dias para a integração do SignalR com o ASP.NET, pois a cada dia o mesmo se tornava mais estável, com mais conteúdo online, além de ser muito bem aceito e interpretado pelos desenvolvedores web ao redor do mundo.

Basicamente agora sob o ASP.NET além de contar com seus recursos para aplicações web em tempo real, podemos utilizar templates específicos no Visual Studio, além de contar com auxílio, dicas e tutoriais pelo próprio site do asp.net. Oficialmente o SignalR torna-se membro do ASP.NET.

Algumas coisas mudaram (para melhor é claro) em relação a forma de se trabalhar com o mesmo anteriormente, vejamos alguns itens importantes:

A partir de agora, o que precisamos para utilizar o SignalR?


É necessário o Visual Studio 2010 SP1 ou o Visual Studio 2012 no mínimo


Com o Visual Studio 2012 já possuímos a atualização Microsoft ASP.NET and Web Tools 2012.2, com isto, podemos utilizar templates específicos do SignalR em nossos projetos, além de contar com sua lib integrada ao ASP.NET. É possível realizar a atualização pelo Web Platform Installer ou baixando diretamente o executável para instalação manual.

Veja abaixo o resumo de atualizações pelo Web Platform Installer e como o SignalR está definido:

Para o Visual Studio 2010 não existe esta atualização, porém, é possível utilizar o SignalR instalando-o em Tools>>Library Package Manager>>Package Manager Console com o comando: install-package Microsoft.AspNet.SignalR

Agora o SignalR está localizado sob o namespace Microsoft.AspNet.SignalR 🙂

Facilidade para criação de Hubs e PersistentConnections

Após a instalação da atualização Microsoft ASP.NET and Web Tools 2012.2 com o Visual Studio 2012 podemos facilmente criar nossos Hubs e PersistentConnections para começarmos a trabalhar com SignalR, agora existem dois modelos específicos ao adicionar um novo item ao projeto:

Quando inserimos pela primeira vez algum dos dois (Hub ou PersistentConnection) automáticamente é adicionado ao nosso projeto as dlls e scripts referente ao SignalR.

Definindo a rota padrão

Para defirmos a rota padrão do SignalR basta adicionarmos o seguinte código em nosso arquivo Global.asax dentro do método Application_Start:

1
RouteTable.Routes.MapHubs();

Com isto, registramos a rota padrão (que é ~/signalr/hubs), agora quando definimos o script que referencia o SignalR e o jQuery basta adicionarmos a seguinte linha:

1
2
3
<script src="/Scripts/jquery-1.8.2.min.js" ></script>
<script src="/Scripts/jquery.signalR-1.0.0.min.js"></script>
<script src="/signalr/hubs"></script>

Bom, basicamente era isso por hoje, mostrar as novidades presentes após a instalação da atualização ASP.NET and Web Tools 2012.2 para trabalharmos com SignalR.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *