Linq com .Net Framework 2.0/3.0 ? Sim, é possível, use o LinqBridge

Standard

Para quem não sabe, o Linq foi inserido na biblioteca do .Net Framework a partir da versão 3.5, mas, seria muito interessante podermos utiliza-lo em aplicações que utilizam versões anteriores de Framework, como a 3.0 ou 2.0 não ?

Darei aqui uma dica rápida e muito interessante para viabilizar a situação proposta, demonstrarei o uso de uma biblioteca gratuita, desenvolvida justamente para realizar esta ponte, entre versões mais antigas do .Net Framework(2.0 e 3.0) com o Linq. Ela chama-se:

LinqBridge

O LinqBridge foi lançado a algum tempo (em 2007 mais precisamente), e foi desenvolvida por Joseph Albahari. Com o LinqBridge podemos utilizar todos os operadores padrão de Enumerables do .Net Framework 3.5, disponibilizando para tanto Linq to Objects.

Que beleza heim, ele ainda suporta expressões Lambda e métodos de extensão. Porém, um ponto fraco, não suporta Lambda com árvores de expressão, como por exemplo:

Expression<Func<int, bool>> Funcao = n => n < 10;

Utilizando

Seu uso é muito simples, você pode efetuar o download aqui. Em seguida basta referenciar a LinqBridge.dll em seu projeto e pronto, você já pode utilizar todos os recursos do Linq em sua aplicação .Net Framework 2.0/3.0, veja abaixo:

Imagem 1

Observe que no caso, o Framework utilizado é o 2.0!

Imagem 2

Basta adicionarmos a referência no projeto para que possamos utilizar Linq em nossa aplicação .Net Framework 2.0! =D

Links

Página do projeto

Veja aqui 101 queries de exemplo para utilização do LinqBridge.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *